Porque fazer amizades no trabalho?

Amigos verdadeiros ajudam a melhorar a saúde, tornam a vida melhor e aumentam a satisfação profissional.

Para a psicóloga e terapeuta organizacional Kátia Mestriner, ser colega é ser gentil, cortês, colaborador, e compreender as dificuldades de cada um na realização das tarefas. “É colocar-se à disposição sempre que possível. Isto é um dever profissional, é uma postura cada vez mais valorizada e reconhecida pelas boas organizações”, diz. Ela ressalta que, entre os colegas, podem estar alguns amigos, cuja relação deve ser cultivada após cuidadosa escolha, porém nem sempre proposital ou consciente.

O saudável é poder fazer esta escolha e perceber que não é possível ser amigo de todo mundo, mas é fundamental ser colega de todos no ambiente de trabalho. Amigos são aqueles com quem se pode contar, que sabem ouvir e compreender, além de aturarem a chatice e o eventual mau humor de cada um. O amigo aceita a pessoa, apesar das dificuldades e limitações. “É engraçado reconhecer que muitos amigos sentem ciúmes, mas também ternura, raiva e que até competem entre si. A competição, na maioria das vezes, é alimentada pelas estruturas organizacionais”, afirma Kátia.

Cabe às empresas realizarem encontros e reuniões informais, livre das metas e pressões cotidianas, onde as pessoas possam expressar as outras facetas de sua personalidade. Uma festa junina ou de final de ano são bem-vindas. Empresas que estimulam o convívio entre seus funcionários facilitam o desenvolvimento de laços mais fortes de amizade. Porém, ainda são poucas as organizações que se preocupam com a qualidade de vida dos colaboradores e dos próprios gestores.

O trabalho é uma parte importante do mundo social das pessoas. Nele acontecem as interações necessárias para que a organização atinja seus objetivos. É importante manter o ambiente pacífico para que as relações não sejam empecilhos para o cumprimento das tarefas. A amizade, um tipo tão especial de sentimento, continuará ocorrendo no ambiente organizacional independentemente do desejo dos gestores e, como todo fenômeno humano, pode ser também de grande proveito para a produtividade. Isto porque, segundo a psicóloga, ela pode transformar a empresa em um lugar onde vale a pena estar!

Últimas Publicações

  • Automação | Mais agilidade na gestão e no atendimento

    Algumas soluções com baixo investimento e até mesmo gratuitas vão ajudar o empresário da empresa pequena, micro, ou eu empresário a ter fôlego no seu dia a dia para vender seus produtos e serviços. Afinal, para tarefas burocráticas e repetitivas podemos contar com a tecnologia. Segue algumas sugestõe.. (continue lendo)

  • LEADS | Como e Onde você pode conseguir mais Leads

    Conseguir mais leads para o seu departamento comercial envolve uma combinação de estratégias e ferramentas. Aqui estão algumas sugestões sobre como e onde você pode conseguir mais leads:

     

    Marketing de Conteúdo: Crie e promova conteúdo relevante para o seu público-alvo. Isso pode incluir blog.. (continue lendo)

  • LGPD I Desafios adicionais

    Com certeza, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe desafios adicionais para a aquisição e gestão de leads, uma vez que impõe regras mais rigorosas sobre o tratamento de dados pessoais. Aqui estão algumas considerações importantes para enfrentar esse desafio:  

    Consentimento Transparente: continue lendo)

  • Saúde Mental | Guia Rápido para Superar o Medo Financeiro

    Perder o medo financeiro pode ser um grande desafio para pequenos empreendedores, mas existem algumas etapas que podem ajudar a enfrentar esse obstáculo. Aqui está um guia para ajudar:  

    Educação Financeira: Invista tempo em aprender sobre finanças básicas, como orçamento, fluxo de caixa, demonstrativos fina.. (continue lendo)

  • Obrigações Fiscais – Estado do Rio de Janeiro - Abril/2024

    Esta agenda contém as principais obrigações tributárias do mês de Abril/2024continue lendo)

  • DIRPF 2023 | Extinção ficou para 2025

    A Receita Federal decidiu prorrogar para 2025 o prazo para extinção da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte – Dirf.  A partir do próximo ano.. (continue lendo)

  • Declaração de Imposto sobre a Renda | Você já ouviu falar em malha fina?

    Quando você ouve falar em malha fina, qual a primeira imagem que vem à sua cabeça? Se você for profissional da área tributária, cetamente pensará em super computadores.

    Nessa época da entrega da Declaração de Imposto sobre a Renda ouve-se muito falar em malha fina... (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb