Sustentabilidade | Economia verde: um jogo de mão dupla

No caso da sustentabilidade ambiental, para que a empresa incorpore esse conceito e passe a agir sob o paradigma da economia verde, as ações são múltiplas. Muitas delas podem vir de cima para baixo e ganhar o gosto dos colaboradores, por serem importantes e eficazes. O conceito, este sim precisa ser discutido em grupo, ser devidamente entendido, para que a conscientização seja revertida em mudança de conduta, em estilo de vida.

Mesmo assim, a proposta só passa a ser discutida se houver determinação da alta gerência. Claro que existem empresas que alcançaram um grau de liberdade em que seus próprios colaboradores  dão início aos movimentos objetivando mudanças culturais. Essa seria a condição ideal. O que não exclui a verticalização do processo. Muitas determinações podem vir de cima e serem absorvidas pela base, num jogo de mão dupla.

Vamos pegar, por exemplo, ações aparentemente banais, como o uso de papel para impressão. Há empresas que já se libertaram das máquinas impressoras e trabalham apenas com documentos virtuais. A mudança, no entanto, pode ter ocorrido naturalmente, seguindo um planejamento anterior, que culminou na racionalização máxima dos processos.

Há o caso dos bancos que adotaram o uso dos dois lados do papel. Pouco importa se a proposta veio de cima para baixo ou de baixo para cima. O que importa é que se trata de uma boa medida, que já tem dado bons resultados, com redução drástica do desperdício.

É interessante observar ainda que o uso de apenas um lado do papel não era visto como um desperdício, mas como um conceito de organização, de limpeza, de padrão. Por isso, era um absurdo sim alguém pensar na possibilidade de usar os dois lados para impressão de documentos. Isso porque as questões ambientais ainda não estavam na pauta e os paradigmas da economia verde eram apenas vislumbres, de baixa aplicabilidade.

O tempo mudou e as corporações perceberam que por trás da sustentabilidade há um grande potencial para se ganhar dinheiro. Afinal, os bancos passaram a economizar papel, o que é um bom negócio. Todas as medidas que visam a preservação ambiental podem, num primeiro momento, parecer complexas e dispendiosas. Mas depois de alcançados os objetivos, passam a agregar valor à empresa, aos produtos e aos serviços. Ou seja, a gerar mais dinheiro.

Pensar em nova cultura corporativa deve ser, portanto, uma iniciativa de todos, visando ganhos futuros, tanto para a empresa como para a sociedade. Se a aplicação das ações é de baixo para cima ou de cima para baixo, pouco importa. O que importa é a conscientização coletiva sobre os propósitos e as metas a serem alcançadas.

Últimas Publicações

  • Automação | Mais agilidade na gestão e no atendimento

    Algumas soluções com baixo investimento e até mesmo gratuitas vão ajudar o empresário da empresa pequena, micro, ou eu empresário a ter fôlego no seu dia a dia para vender seus produtos e serviços. Afinal, para tarefas burocráticas e repetitivas podemos contar com a tecnologia. Segue algumas sugestõe.. (continue lendo)

  • LEADS | Como e Onde você pode conseguir mais Leads

    Conseguir mais leads para o seu departamento comercial envolve uma combinação de estratégias e ferramentas. Aqui estão algumas sugestões sobre como e onde você pode conseguir mais leads:

     

    Marketing de Conteúdo: Crie e promova conteúdo relevante para o seu público-alvo. Isso pode incluir blog.. (continue lendo)

  • LGPD I Desafios adicionais

    Com certeza, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe desafios adicionais para a aquisição e gestão de leads, uma vez que impõe regras mais rigorosas sobre o tratamento de dados pessoais. Aqui estão algumas considerações importantes para enfrentar esse desafio:  

    Consentimento Transparente: continue lendo)

  • Saúde Mental | Guia Rápido para Superar o Medo Financeiro

    Perder o medo financeiro pode ser um grande desafio para pequenos empreendedores, mas existem algumas etapas que podem ajudar a enfrentar esse obstáculo. Aqui está um guia para ajudar:  

    Educação Financeira: Invista tempo em aprender sobre finanças básicas, como orçamento, fluxo de caixa, demonstrativos fina.. (continue lendo)

  • Obrigações Fiscais – Estado do Rio de Janeiro - Abril/2024

    Esta agenda contém as principais obrigações tributárias do mês de Abril/2024continue lendo)

  • DIRPF 2023 | Extinção ficou para 2025

    A Receita Federal decidiu prorrogar para 2025 o prazo para extinção da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte – Dirf.  A partir do próximo ano.. (continue lendo)

  • Declaração de Imposto sobre a Renda | Você já ouviu falar em malha fina?

    Quando você ouve falar em malha fina, qual a primeira imagem que vem à sua cabeça? Se você for profissional da área tributária, cetamente pensará em super computadores.

    Nessa época da entrega da Declaração de Imposto sobre a Renda ouve-se muito falar em malha fina... (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb